
-
Arquitetos: ZALC Arquitetura
- Área: 142 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Bloco SP, Colormix, Dalle Piagge, Feba Marcenaria, Lumini, Persianas Express, Progetto Marmo, Seiva Paisagismo, Vallvé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento LM, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, revela um olhar atento à integração dos espaços e à combinação precisa de materiais contrastantes. Assinado pelo escritório Zalc Arquitetura, o projeto transforma os 142 m² do imóvel original em um lar contemporâneo, acolhedor e funcional.

Para isso, a planta foi reorganizada. O living e a sala de jantar foram integrados, enquanto a cozinha, embora setorizada, deixou de ser um espaço compacto e escuro para se tornar um ambiente amplo, ventilado e bem iluminado. Entre esses ambientes, uma peça garante a continuidade. A estante em aço inox atravessa a área social e cria conexão com a cozinha e suíte master, por meio de uma estrutura de vidro, que separa os ambientes.



O uso de vidro também foi uma solução adotada para aproximar os cômodos sem transformá-los em um único ambiente. O material permite a integração visual e a passagem de luz, mas garante o isolamento acústico e de odores, como entre a cozinha e a sala social, e entre o quarto e o escritório.


Para reforçar o estilo contemporâneo, o projeto mescla revestimentos nobres e rústicos. Na sala de estar, o aço inox equilibra a presença da madeira e do concreto, criando uma atmosfera confortável e sofisticada. Essa combinação se repete em peças-chave do projeto, como a cabeceira da suíte master e a mesa Arcos, desenvolvida pelo próprio escritório, ambas compostas de madeira ebanizada e aço inox escovado.

Os materiais também foram utilizados e combinados para criar personalização. Na área social, foi criado um piso único por meio de linhas retas e curvas criadas no granilite. Já na cozinha, um toque de cor e personalidade aparece com o uso dos pisos da linha Percurso, assinada por Rafael Zalc e desenvolvida pela Dalle Piagge. O projeto do apartamento LM foi marcado por uma forte sinergia entre escritório e cliente, o que proporcionou um processo criativo fluido, com poucas revisões e alto grau de personalização.





















